Emagrecimento x Perda de peso
Emagrecer é diferente de perder peso, pois emagrecer é a redução do volume de gordura do corpo, enquanto que perder peso é a redução da massa corporal, perda de peso total, verificada por meio de balança e que não se limita apenas à perda de gordura corporal, mas também se perdem outros tecidos (músculo, água e etc). Emagrecer nem sempre esta acompanhado ou relacionado com a perda de peso total, o emagrecimento verifica-se por meio de avaliação física, realizada por um profissional de educação física. É possível emagrecer sem perder peso ou ate mesmo ganhar peso, principalmente na musculação, pois ela aumenta a massa muscular, que é massa corporal magra ou livre de gordura. Na maioria dos casos de treinamentos na musculação, observa-se perda de massa corporal gordurosa com pouco ou nenhuma perda de peso corporal total.
Existem pessoas com peso corporal aparentemente normal, porém com percentuais de gordura extremamente elevados, ou seja, pessoas com muita gordura apesar de parecerem estar magras. O oposto também é verdadeiro, pessoas com peso corporal total dentro ou acima do normal, mas com elevada massa muscular e baixo nível de gordura, portanto, indivíduos magros e com boa massa muscular, apesar de estarem pesados. Outra situação não menos comum são indivíduos com baixo peso corporal e com percentual elevado de gorduras, sobretudo sedentários.
Cabe ao profissional de educação física individualizar a prescrição de treinamento físico, desta forma, escolher o melhor caminho para que não sejam cometidos excessos no treinamento. É sua obrigação saber de forma mais apurada possível, qual a situação física do aluno/cliente. Levar em consideração apenas o desejo pessoal em atingir determinado peso, assim como, seguir tabelas de atividade físicas e nutricionais, que foram desenvolvidas na sua grande maioria em países com outro perfil populacional, é um grande equívoco. É preciso determinar o perfil do aluno, o seu nível de condicionamento, a sua gordura corporal, através de uma avaliação física. Não devemos tentar relacionar o peso corporal com índices de massa corporal (IMC), única e exclusivamente, a atividade física praticada, e o estado de saúde geral, são muito importantes para garantir as possíveis correções nos elementos degradantes da saúde como um todo.
É bastante normal encontrar-mos pessoas sadias, que aparentemente estão acima do peso, assim como, pessoas magras com problemas sérios de saúde. A aparência ou a forma física, não são elementos confiáveis para julgar padrões de saúde. Os extremos não devem nunca servir como referência. A busca pelo equilíbrio físico, nutricional e social, deve ser permanente. Não se deve classificar nenhum aluno/cliente como necessitando principalmente de perder peso ou de aumento de massa muscular, antes de estar-mos com os devidos resultados de testes padronizados e aceitos cientificamente.
Qualquer atividade física emagrece, por utilizar energia para a sua realização. Independe do tipo de trabalho físico que seja realizado, aeróbio ou anaeróbio, o fato é que nenhuma atividade física engorda. Em várias pesquisas recentes, o conjunto de atividades aeróbias, atividades com pesos e dieta, foram as que mais reduziram a gordura corporal. Nunca esqueça, de que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante durante todo o ciclo de vida.
Prof. Kenny Castro
CREF 800 G/Go
Nenhum comentário:
Postar um comentário